Domingo, 15 de Março de 2009
Acção Sensibilização sobre "O Bullying"

 

 

A Turma  com o auxílio da sua Directora de Turma, organizaram uma acção de sensibilização sobre "O Bullying" destinada aos alunos do 5º ano, tema, infelizmente,  muito actual.

Visto fazer parte do programa de Formação Cívica o módulo "Cidadania e Segurança" e dentro deste o tema "Situações de Conflito e Violência", achamos pertinente trazer à nossa escola uma equipa de Agentes da Escola Segura da Guarda Nacional Republicana - Destacamento Territorial de Felgueiras, para alertar estes alunos sobre as diversas situações de violência,  como preveni-las e como resolve-las. Esta acção decorreu na nossa escola em três sessões nos dias 10, 11 e 12 de Março 2009.

 

 

  

 


publicado por tempestade6D às 17:40
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De Zé da Burra o Alentejano a 16 de Março de 2009 às 15:18
“Tudo de pernas pró ar”

Os professores estão hoje impedidos de castigarem fisicamente os alunos, mas não só: os próprios pais estão hoje sujeitos a duras penas se o fizerem em muitos países, incluindo em Portugal, por isso começou já a dar-se uma inversão em termos de autoridade que passou dos pais para as crianças e já começam a surgir casos de pais que são duramente castigados pelos seus filhos quando não lhes satisfazem os caprichos. Um dia as ideias que agora dominam de não aplicar quaisquer castigos físicos em quaisquer circunstâncias terão que mudar. O Governo Português também não os admite por serem condenados pelo ocidente e pela EU, onde as mudanças terão que ocorrer primeiro. O problema nesses países é até mais grave do que por cá, por isso, em breve, deverão chegar à conclusão que alguns castigos físicos terão que ser repostos pelos pais e até pelos professores, sob pena de estarmos a criar cada vez mais pessoas inúteis, que não se adaptarão a cumprir nem ordens, nem horários, nem quaisquer outras regras, e que viverão sempre à custa dos outros porque é mais fácil, até porque foram habituados a fazer sempre apenas o que lhes desse prazer. Na vida real não é assim e como diz o ditado “de pequenino é que se torce o pepino”.
Os castigos físicos eram bem tolerados pelas anteriores gerações de pais e no futuro voltarão a sê-lo porque compreenderão a necessidade de ser dada autoridade aos professores para castigarem os alunos mal comportados para a protecção dos seus filhos que são as primeiras vítimas dos colegas delinquentes. Actualmente as escolas não têm meios de os proteger. Há até um abuso de linguagem ao se apelidar de "crianças" a todos os jovens de menor idade. Até parece que a inteligência e a capacidade de distinguir o bem do mal chega na noite em que completam dezasseis anos. Mas uma “criança” de três anos terá a mesma capacidade de entendimento de uma de uma outra treze? Agora já não temos um vocábulo que as distinga a não ser que continuemos a chamar “bebé” à de três anos, o que também me parece incorrecto! Fazendo um esforço para compreender a extensão do termo “criança” a todos os rapazes e raparigas apenas me leva a concluir que é para menosprezar o aumento da delinquência e a criminalidade nas camadas jovens, porque sendo praticada por crianças não se lhes dá tanta importância.

Afinal nem tudo é mau porque a maioria das crianças continua bem comportada e não necessita de tareia. Mas só o facto de se saber que o castigo é possível é só por si um desincentivo ao mau comportamento.
É claro que quando apoio os castigos físicos nas escolas estou-me a referir apenas aos primeiros anos de escola, os quais deverão ser suficientes para socializar o aluno, e, se não for suficiente então os jovens em causa deverão ser encaminhados para casas de "correcção" (ou outro nome que julguem mais conveniente) onde, com apoio psicológico, sejam habituados compulsivamente a cumprir regras: levantar, comer e deitar a hora certa deverão ser regras, bem como tratarem eles próprios das suas necessidades pessoais. As actividades de lazer deverão ser permitidas mas canceladas em caso de mau comportamento. Se tudo falhar mais nada haverá a fazer.

Zé da Burra o Alentejano




Comentar post

.mais sobre mim
.Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. A Turma do 5º D - Ano Lec...

. Páscoa - Elaboração de ov...

. Acção Sensibilização sobr...

. Desenho e Decoração da Id...

. Decoração da Capa de Tra...

.arquivos

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.tags

. todas as tags

.pesquisar
 
blogs SAPO
.subscrever feeds